A partir da versão 4.5 do Demander Android e versão 1.29 do Demander iOS a Liberação de pedidos também está disponível nos aplicativos.
Este artigo visa explicar o Módulo de Hierarquia de liberação de Pedidos.
Você também pode saber mais sobre Margem de Contribuição
Abaixo você encontrará informações sobre:
- Sobre o Módulo de Hierarquia de liberação de Pedidos
- Dúvidas frequentes
- Como liberar/rejeitar um pedido retido?
Sobre o Módulo de Hierarquia de liberação de pedidos
Com este módulo é possível reter os pedidos emitidos, para que um ou mais Usuários façam a análise desse Pedido e decidam entre Aprovar ou Rejeitar o Pedido, deixando uma descrição para que o Vendedor possa saber o motivo. A retenção do pedido é feita por Tipo de Pedido, sendo possível reter todos os pedidos de um tipo de pedido, reter apenas quando o pedido ultrapassar o desconto configurado na Hierarquia de liberação ou escolher a opção de não reter os pedidos.
Como configurar a Hierarquia de liberação?
Antes de mais nada, para que essa configuração seja aplicada, é necessário que nas "Configurações da Empresa" aba "Pedido", a Empresa que a "Validação do desconto máximo" esteja configurado como "Percentual máximo do pedido" ou "Ambos".
Nas Configurações da Empresa, aba Geral. Deve-se definir um Status de Pedido para os pedidos rejeitados.
Agora é necessário cadastrar a Hierarquia de liberação, acessar "Hierarquia de liberação" e clicar no botão
Na tela de cadastro da Hierarquia é possível definir.
- Código: Código que identifica a Hierarquia (Código deve ser numérico. Não podem haver dois códigos iguais)
- Descrição: Nome para identificar a Hierarquia.
Após preencher clicar em
Após Salvar, irá retornar para a listagem com as Hierarquias cadastradas, clicar no botão para Editar o registro
Aqui são listados todos os Usuários que fazem a liberação dessa Hierarquia. Para adicionar um Usuário, clicar em
Informar a Ordem de liberação, o Usuário que fará essa liberação e um percentual de desconto máximo ou percentual de margem de contribuição minima.
Os Usuários configurados acima poderão liberar ou rejeitar pedidos, conforme a sua avaliação. Os pedidos são autorizados primeiramente pelo autorizador que tem o menor numero configurado na ordem de liberação, depois passando para o próximo autorizador se houver.
- Exemplo: Se temos dois autorizadores, o João com ordem de liberação 1 e percentual de desconto de 2%, e o Luiz com ordem de liberação 2 com percentual de desconto de 5%. Então se o vendedor fazer um pedido com 3% de desconto, o autorizador João deve autorizar, e posteriormente (se autorizado) este pedido passa para o autorizador Luiz, que pode Autorizar ou Rejeitar.
- Seguindo o mesmo exemplo, pedidos com um percentual maior do que o maior percentual configurado não podem ser salvos. No exemplo acima, o maior percentual configurado é 5%, então, pedidos que ultrapasse 5% não poderão ser salvos, o vendedor receberá um alerta e não poderá salvar o pedido, mas o vendedor poderá alterar o desconto e depois salvar o pedido.
Acessar "Tipos de pedido", editar o Tipo de pedido será configurado.
Na aba "Configuração" existe a configuração "Comportamento da hierarquia de liberação" com 3 opções.
- Não exige liberação: Não é feita validação, o pedido não é retido.
- Sempre exige liberação: Todos os pedidos feitos com este Tipo de pedido serão retidos pela Hierarquia de liberação.
- Somente se extrapolar o desconto máximo: Somente pedidos que ultrapassem o desconto máximo do pedido, serão retidos.
- Somente ao extrapolar a margem de contribuição média do pedido: Somente pedidos que ultrapassarem a margem de contribuição média do pedido, serão retidos.
- Ao extrapolar o desconto máximo ou margem de contribuição média do pedido: Somente pedidos que ultrapassarem o desconto máximo ou ultrapassarem a margem de contribuição média, serão retidos.
No "Cadastro de Vendedores", aba "Configuração", a configuração de Hierarquia deve estar preenchida.
Como liberar/rejeitar um pedido retido?
É possível liberar/rejeitar de duas formas, pelo Demander Web ou pelo aplicativo. Em ambos os casos o usuário deve estar cadastrado na Hierarquia de liberação como um usuário autorizado a fazer essa liberação. Para saber mais acesse o artigo de "Utilização da Hierarquia de liberação de pedido"